Atividades

Sugestões de atividade I

 

“Meu Bichinho De Estimação”; (artes Visuais/ Pintura E Teatro)

  • Forme um círculo e passe um bichinho de pelúcia pelos integrantes;
  • Cada aluno fará um carinho no bichinho de pelúcia, que será passado por toda a roda;
  • Em seguida, o professor pede que cada integrante do grupo repita o mesmo gesto que fez no bichinho, só que, desta vez, em seu vizinho da direita;
  • Assim como no bichinho de pelúcia, cada carinho será feito, um por um, até passar por todos os integrantes do círculo, para que todos possam ver;
  • Após essa ação, lançar a proposta artística;
  • Escolha o seu animal de estimação ou um animal de que você goste muito e o represente por intermédio da pintura;
  • O professor pode contextualizar com reproduções de obras de arte de Aldemir Martins, Franz Marc, Cândido Portinari e outros.

Objetivos:

  • Representar um animal por meio da pintura;
  • Apresentar um ou dois artistas plásticos e suas obras de arte;
  • Estimular o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, observação, atenção, descontração, afetividade (por intermédio do toque), integração do grupo, e da expressão gestual e corporal.
  • Outra sugestão: fazer uma composição tridimensional, isto é, com massinha de modelar, o bichinho de estimação que fez por intermédio da pintura.                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Responda:o que estas duas pinturas têm em comum? Isto é o que elas têm que seja igualou parecido? Podem ser elementos, cores, tema, sensações e outros. Faça uma lista ao lado.

Sugestão de atividade II

 

“ Minha casa”- música:“ A casa”- Vinícius de Morais; (Artes Visuais/ Pintura e Música)

  • Tocar a música “A casa” de Vinícius de Morais;
  • Pedir aos alunos que acompanhem a música com palmas;
  • Pedir que façam um desenho de suas casas;
  • Contextualizar com obras de Alfredo Volpi, que retratam fachadas de casa;
  • Após o desenho, pedir que façam uma casa, mas no suporte tridimensional, isto é, pintando nua caixinha de leite.

Objetivos:

  • Explorar o cotidiano do aluno;
  • Fazer uma pintura relacionada com o contexto do aluno;
  • Utilizar uma música relacionada ao tema apreciá-la e explorar seu ritmo;
  • Contextualizar com obras de Alfredo Volpi;
  • Fazer uma leitura e releitura de obra utilizando o suporte tridimensional (caixas);
  • Estimular o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, percepção, observação, atenção, memória, integração do grupo e o ritmo.

Veja a seguir as obras de fachadas de casas de Alfredo Volpi:

  • Veja essa mesma proposta realizada em um curso de Formação Continuada com professores.

Sugestão de atividade III

 

“Torce e Retorce”
(Artes visuais/ Colagem e Música):

“TORCE, RETORCE”

Torce, retorce,
Procuro mais vão vejo,
Não sei se era pulga
Ou se era percevejo
A pulga e o percevejo
Fizeram combinação,
De fazer uma serenata
Debaixo do meu colchão
(FELIPE; VARGAS,2001)

 

Vamos brincar com papéis coloridos?

  • A professora recorta vários pedaços coloridos de papel crepom;
  • Deixa em cada mesa ou grupo um “punhado” desses papéis;
  • Em seguida coloca a música “torce, retorce” para os alunos ouvirem;
  • Na primeira vez os alunos apenas ouvem;
  • Na segunda vez cantam e batem palmas;
  • E, por fim, elas cantam e vão torcendo, no ritmo da música, os pedacinhos de papéis coloridos, que estão no centro das mesas;
  • Depois de cantar e torcer os papéis, a professora sugere que colem os papéis torcidos em um painel, (que deverá estar fixado no quadro ou no chão, a critério do professor) fazendo, desta forma, uma composição colorida.

 

 

 

Objetivos:

  • Compor um painel coletivo (organizar o espaço);
  • Torcer papéis e colocá-los num painel;
  • Relacionar ritmo e ação;
  • Estimular o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, percepção, observação, atenção, memória, a descontração, a integração do grupo e o ritmo;
  • Veja essa mesma proposta realizada em um curso de Formação Continuada com professores.

Sugestão de atividade IV

 

“Bolas Colorias Ao Ar”
(Artes Visuais/Pintura, Composição Tridimensional)
– Basquete Colorido; (individual)

  • Mostrar o material ao grupo (papel crepom) para que todos sintam a textura, as cores, o tamanho, a largura e o comprimento;
  • Depois para cada um o professor entrega papel crepom colorido;
  • Em seguida ele pede que cada um façam bolas, do tamanho de uma bolinha de tênis;
  • Assim que cada um fizer, mais ou menos, três a quatro bolas, pedir que se forme um círculo;
  • O professor deverá colocar no centro do círculo um cesto;
  • Pedir que, um a um arremessem suas bolas ao cesto;
  • Assim que todas as bolas forem arremessadas, o professor poderá trabalhar alguns conceitos: dentro-fora (vamos contar quantas bolinhas caíram dentro do cesto, quantas caíram fora do cesto), perto – longe (vamos contar quantas bolinhas estão perto do cesto, quantas bolinhas estão longe do cesto), cores (que ores de bolinhas temos? Vamos contar qual cor caiu mais longe do cesto? Qual cor caiu mais próximo do cesto?), além de trabalhar quantidade, sequencia numérica, propicia também o arremessar e amassar papéis.
  • Em outro momento, o professor pede que registrem o que fizeram em um trabalho de pintura. As bolinhas poderão aparecer do jeito que todos quiserem, soltas no ar, no chão, dentro do cesto, fora do cesto, e outros.
  • Já em um terceiro momento, o professor organiza os grupos em salas de aula e pedem que colem as bolinhas umas nas outras, criando um trabalho tridimensional (escultura de bolas);
  • A colagem será a critério do grupo, pode ser uma ao lado da outra, empilhadas, em cima, deitadas, em pé, etc.;
  • Após o término do trabalho os grupos farão uma exposição, para que todos possam ver e analisar.

Objetivos:

  • Realizar exercícios de amassar e arremessar papéis;
  • Propor uma atividade lúdica (jogar as bolas no cesto);
  • Trabalhar alguns conceitos como: perto – longe, mais-menos, cor e sequencia numérica;
  • Realizar o registro do trabalho executado por intermédio da pintura;
  • Fazer uma composição tridimensional;
  • Estimular o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, percepção, observação, atenção, memória, noção de distância, quantidade, cores, a descontração e a integração do grupo.
  • Veja essa mesma proposta realizada em um curso de Formação Continuada com professores.



About these ads

Sobre tatimalveira

Sou graduada em Licenciatura e Pedagogia, estudos adicionais com especialização em educação especial, Capacitação, Tecnológicas Mídias na Educação, Gestão Integrada de Mídias, Informática e Internet, Integração em Mídias na Educação, Material Impresso, Metodologia da Pesquisa, Mídia Rádio, Orientação TCC - Mídias, Produção e Uso Pedagógico de Jogos Educativos, TV e Vídeo, Uso Pedagógico das Ferramentas de Interatividade, Vivenciando Desenvolvimento do Projeto com Mídias Integradas na Educação, I Simpósio de Educação Infantil a Distância, Programa Um salto para o Futuro, Comunicação alternativa-Métodos Bliss e PCS, PROCAP.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s